terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Viagem a Roma

Gente, finalmente tô podendo bater perna, tenho feito algumas economias e sempre que der dou umas voltas pra conhecer o mundo. Sabe como é né volta de liso, voo barato, albergue, mochila, e sanduíches. Assim foi minha viagem a Roma. Orçamento planejado total: 180euros. Orçamento consolidado 179,25 euros.
A viagem exige uma certa dose de esforço físico, decidi conhecer Roma caminhando, a cidade é pequena e dá pra fazer com "tranquilidade" primeiro dia 5:00h, segundo dia 10:00h, terceiro dia 4:00h pra fechar com chave de ouro e sem pernas. Dói tudo... Ai, ai, ai...
O que dizer de Roma: Berço da civilização, só esqueceram de civilizar o povo, eles são como brasileiros, só que europeus... Parecem felizes, estão dispostos a ajudar, sempre te dão atenção, são agradáveis, mas muito cuidado ao atravessar a rua... Diferente do resto da Europa, os motoristas são pilotos e passam por cima, inclusive na faixa de pedestres. Sempre corra mais que os carros se não já viu.
Roma tem muita história e um patrimônio que não tem como medir, do clássico ao moderno, passando pelo medieval, becos e rua estreitas que vc só conhece se for explorá-la a pé, é bela mas é suja e pouco acolhedora, as praças não tem bancos, são grandes largos sem lugar pra sentar, por isso você anda, anda e anda... a cidade histórica não tem calçadas, se misturam homens, carros, motos, os monumentos não tem iluminação noturna, exceto o coliseu e a fontana de Trevi. Por falta de grana e de tempo deixei de fazer algumas coisas do tipo: entrar no foro Romano, isso não se pode fazer, guarde logo seus 16Euros(com guia de audio) e faça. Eu vi tudo por fora, por que leva umas 5 horas la dentro, tempo que eu perderia deixando de ver outras coisas, afinal só teria 50 horas pra ver tudo. Museu do Vaticano (nem sei qto), mas pelo mesmo motivo não deu...Comer pizza(isso eu não estava a fim). Mas faça a Via Appia(antiga) e tome sorvete. Isso eu fiz! Bata perna, esqueça ônibus e metrô o bom está em se perder e descobrir o que a cidade tem que ninguém te mostra. (Veja fotos no Orkut) Valeu muito a pena, agora volto as minhas economias para escolher pra onde vou...

Nenhum comentário: