sábado, 9 de janeiro de 2010

Retomando os trabalhos


De volta depois do recesso de fim de ano percebi que em nossas vidas estamos sempre recomeçando... a cada dia, a cada segunda, a cada mês, a cada ano... Periodicamente o calendário nos dá a oportunidade de recomeçar, que bom!

Depois de um balanço no que já havia feito começo agora a fase mais dura do trabalho, a fase de literalmente correr atrás dos BregaStars, serão muitas madrugadas em claro.

O mais difícil ainda é ter que trabalhar praticamente só, contando com o imenso apoio que me tem dado meu maridão (que seria de mim sem ele???) e meu filhote (que com toda boa vontade do mundo está entrando numa realidade que antes abominava), ele tem aprendido muito da vida, do respeito a diversidade, e aberto os olhos para preconceitos velados que muitos de nós temos sobre o que não conhecemos.

Tive um choque quando li nos jornais sobre o incêndio no 100% Brasil, lastimável, ali tive os melhores momentos de minha pesquisa junto aos consumidores do Brega, confio que Carlos e sua sabedoria vai conseguir reerguer a casa e retomar suas atividades ainda melhor do que era.

Dia de Brega Fest no Clube dos Fanfarrões, Barra de Jangada, fui lá aventurar, apesar de estar autorizada a gravar, na hora o show o dono da casa empombou e não nos deixou entrar. “_ Grave seu documentário da porta pra fora, dentro da minha casa não!” Fiquei na peleja. _Peraí vamos conversar, não quero filmar seu público (embora quisesse), quero filmar só a banda e o dono da banda já autorizou...


Meia hora depois, mais tranqüilo ele volta, por que eu não arredei o pé de lá... explico novamente o que preciso gravar, explico que já fiz no 100% que Carlos o proprietário foi muito solícito, gentil e generoso, que gostaria inclusive de gravar uma entrevista com ele num momento mais tranqüilo. Ele suspira e nos permite entrar apenas no camarim... Filmamos as trocas de roupa, maquiagem, preparativos, e ainda assim consegui ir até o palco e gravar três músicas meio que escondido. Coisas de produtora teimosa.

Algum tempo antes, ainda fora do clube, reafirmei o que tenho visto nas minhas andanças pelos bailes. As pessoas, suas maneiras de agir, de vestir, de atuar, seus usos e costumes, elas fazem parte de um coletivo muito característico que é o coletivo dos bregueiros. Quando digo bregueiros, não é de forma pejorativa até por que eles próprios se denominam assim, me refiro justamente à sua se distinção: eles frequentam sempre os mesmos clubes, gostam de brega, pagode e forró elétrico (não raro os shows reúnem uma banda de cada ritmo) as mulheres bem vestidas e penteadas se vestem para seduzir, roupas justas, curtas, com brilho, cabelos na escova, chapinha e balaiagem, quando ameaça chover é aquela correria pra não desmanchar o penteado. Os homens invariavelmente de boné, o boné é um caso interessante, acessório antes usado para proteger-se do sol, hoje ele é, junto com o capacete de motoqueiro, uma unanimidade da cabeça dos homens. Já a roupa faz estilo surfista, de preferência estampando uma marca conhecida, mesmo que seja pirata, não importa. Alguns até confessam que compram roupas piratas para usar no dia a dia, mas para ir às festas tem que ser de marca boa e verdadeira. “_Tem que investir pra ganhar as gatinhas”.

Um fenômeno engraçado, só percebido agora que comecei a filmar, é que algumas pessoas (em geral homens) perguntam onde vai passar, por medo que suas mulheres os vejam. “_Pra não queimar meu filme em casa.” Um dos entrevistados assumiu que deixou a mulher em casa e que se ela soubesse que ele estava ali: “_ Ela tora meu pescoço!” Outros fazem questão de fazer poses a jogar os cabelos para aparecer. Existe um sem número de homens que dizem não gostar de Brega, mas vão por causa dos amigos e por que tem muitas mulheres dando sopa. Todos vão dispostos a gastar o que tiver no bolso, se tem R$10, gasta R$10 se tem R$50, gasta R$50, mas se tivesse mais gastariam muito mais.

O animador da festa, geralmente um DJ é um caso a parte, eles chamam os homens de raparigueiros “_Tem raparigueiro ai????” o que nos leva a concluir que as mulheres são??? Raparigas! Claro! “_Levou gaia? Se mude, não deixe seu carro na mesma garagem.” E ainda apela para as torcidas dos times locais para movimentar a noite enquanto a banda não chega: “_Cadê a torcida do Sport???” Tem ainda as gírias, mulher feia: Caça-rato. Quando você não consegue “pegar” gente nova e sempre tem aquela pessoa que no último caso você se atraca: Lanchinho.

Pois é essa semana vai ser cheia... qualquer novidade estarei postando por aqui.
Feliz ano novo a todos.

Fico devendo imagens, mas ainda não sei reduzir a qualidade da minha super câmera FULL HD, com o qual os arquivos são imensos para postar.

Nenhum comentário: