terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Itapissuma, 14/01/2010

Antes de tudo venho agradecer publicamente ao meu amado e paciente marido, que tem me ajudado em todos os difíceis e duros momentos dessa investigação, além de estar me sustentando financeiramente, pois como todos sabem, estou trabalhando sem bolsa nem financiamento nenhum, a pesquisa é muito extensa e não tenho como trabalhar, pois dependeria de um trabalho muito flexível, que me permitisse realizar a pesquisa nesse curto espaço de tempo.

Agora, ao trabalho.

Uma quinta-feira oito da noite, depois de um dia inteiro de trabalho pego meu marido e arrasto com ele para Casa Caiada, Vamos gravar o show da Banda Kitara em Itapissuma, o propósito é gravar toda a mobilização de antes durante e depois do show. As pessoas começam a chegar, bailarinos, músicos, técnicos, amigos... Na van 16 pessoas, apinhadas umas em cima das outras, além de mim e de Ricardo que vamos em pé. Logo atrás seguem mais dois carros cheios de instrumentos, e gente, no total umas 22 pessoas da banda.

Todos seguem a risca as ordens do produtor, dono, e vocalista da Banda, são extremamente profissionais. Estão animados vai ser um show grande. Pela primeira vez tiveram im camarim só para eles com direito a bandejas de frutas, frios, água e refrigerante e disseram que eu sou “pé quente” e estava trazendo sorte a eles.

Havia muita gente e tudo funcionou muito bem, era a primeira vez que eles faziam uma apresentação para uma prefeitura, era a festa da Buscada de São Gonçalo e as atrações foram escolhidas democraticamente numa consulta popular. O Público elegeu o Brega.

Na van fomos conversando e trocando idéias com os integrantes da banda, muitos deles hoje vivem exclusivamente do Brega, pagam suas contas, ajudam seus familiares, constroem suas casas, pagam seus estudos. Alguns tem outras fonte de renda, mas fazem questão de valorizar a ajuda financeira conseguida com os shows.
Ganham pouco, bailarinos ganham R$30,00 por apresentação, músicos entre R$50,00 e R$80,00, fazem uma média de três a cinco apresentações por semana, o que dá em torno de um salário mínimo.

O pátio de eventos está cheio as pessoas dançam e aproveitam o momento de descontração sem se importar com o que os outros estão pensando, a dança é sensual, quase sexual, as vezes tão lenta que parecem não se mover, apenas esfregar-se. As caras de prazer também se revelam em movimentos de sobe e desce das mulheres nas pernas dos homens. Não tem idade, não são exatamente o que se podem chamar de bonitos, seus corpos não são perfeitos, seus cabelos não são lisos, suas roupas não são de grife, nos pés a maioria leva chinelos. São populares no real sentido da palavra e pouco se importam com o que a cultura oficial pensa do Brega que eles tanto gostam de ouvir e de dançar. Estão lá e nesse momento eles são o centro, e eu a periferia, deslocada e impressionada com a força daquelas cenas.

De repente uma confusão. A única presenciada num espaço lotado. O vocalista chama o comando da PM. Abre-se um vão no meio do público. Dois homens jovens se atracam no meio da multidão. A música para, todos ficam em suspense esperando o desfecho da confusão. Um é detido imediatamente, e o outro consegue se desvencilhar de três PMS e sai correndo. Outros PMS se juntam na perseguição e os populares também vão atrás, num breve momento o pátio que havia esvaziado volta a encher e a banda volta a tocar exatamente de onde parou: _ Fazer o “P”, fazer o “P” fazer o “P” não faço ideia do que significa fazer o “P”. Seguem. O show dura em torno de duas horas, e acaba as 01:45h da madrugada. Desmontam-se os instrumentos, tiram os figurinos, se apertam nos carros e retornamos. Que noite! Fiquei acabadaça, e imagino o quanto meu marido se lascou, chegamos em casa quase as 04:00h da matina e eles levantou as 06:30h pra voltar pro batente. Tenho mesmo que agradecer, ele me faz lembrar uma música de Zeca Baleiro:
Por ela vou pro rock ,vou pro samba, vou pro funk, vou pra tudo que é balada
Enfrento qualquer parada por Jesus caí no blues
Por ela faço tudo nessa vida insana
Quase tudo pois me falta grana , grana

Um comentário:

TecNo-Vip disse...

Oii estou adorando seu trabalho e estoua qui pra dizer que se precisar de alguma ajuda viu me add meu msn douglasgato_vip@hotmail.com
ok add ai pra gente bater um papo