quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Cordeiro, o paraíso das amantes...

Está um pouco atrasado, por que esta semana está supercorrida, mas tá valendo!

Passei a noite do sábado no parque de exposições do Cordeiro entrevistando as pessoas que foram ao encontro de Brega, quando cheguei a show já estava começando mas havia pouca gente, do lado de fora do parque na Av. Caxangá, já havia show, carros com sons nas alturas, tocando os sucessos do momento, gente dançando nas calçadas, e uma unanimidade: cerveja e espetinho. A fumaça com seu cheiro característico incensava a passagem.

A exposição começaria no domingo, e o parque estava aberto a visitação pública, o ingresso do show R$ 10,00. As pessoas chegavam timidamente, pois como não havia tanta gente na bilheteria, imaginava-se que lá dentro devia estar vazio. Havia muito cambista vendendo ingressos lá fora, e já se havia vendido com antecipação em outros lugares. Uma curiosidade, busquei notícias do show em sites na internet e nem sombra. Ninguém noticiou, jc online, Pernambuco.com, pe360, nem uma única linha, nem agenda, NADA! Fui para sites das rádios... Igualmente, NADA! Fiquei surpresa, porque até bem pouco tempo atrás os meios usaram e abusaram do Brega para manter bons níveis de audiência, e agora, de um hora para outra, os abandonaram, foram excluídos... Isso dá um boa discussão. O que aconteceu??? Em breve descobrirei... Aguardem no local!

A chegada na pessoas não foi fácil pois como já havia começado o show muitos tinham pressa de entrar, outros estavam muito desconfiados. “_ Vai sair onde essa pesquisa???”. Haviam muitas famílias completas, pais, filhas(os), namorados(as), as mulheres, como sempre, mais accessíveis, mais falantes, os homens mais desconfiados, mais calados, tímidos.

Pela primeira vez ficou evidente uma impressão que eu tinha, mas como não havia comprovado não podia relatar, o território livre das amantes os homens com suas amantes, falantes, bonitas, e muitas vezes desmentindo suas respostas durante a entrevista. “_Como você tem 3 filhos ??? Não era só um?”. “_ Mentira! Quando ele estava comigo dizia que ganhava menos”. “Eu sou casado mas vim trazer a outra, a amiga”. “Ela não vai responder porque é casada e se o marido dela sabe que ela tá aqui...pronto!”. Não se sabe até que ponto é verdade, mas sabe-se que brincando dizemos grandes verdades.

Outro fato interessante é o medo de admitir que usam produtos piratas, quanto maior o nível de escolaridade, mas se tem receio de admitir, é como se pesa-se algo sobre eles. Eu sempre justifico: Um piratinha em casa todo mundo tem... é só quando perdem o medo de assumir.

O público do Cordeiro foi o de menor renda, o que menos usa computador, o que menos tem computador em casa, o de mais baixa escolaridade e disparado o que mais consome o Brega no dia a dia, não em idas a show, mas consome em casa: CDs piratas, rádio, etc.

Minha cobertura por regiões acabou, já cobri o centro, zonas norte, sul e oeste, como o leste é o mar, me economizou um tempo. Vou fazer meu balanço, estudar os resultados, escrever um artigo e logo posto algo mais relevante e científico por aqui...

A gente se vê Por Aí...

Um comentário:

GÊNERO CINEMATOGRÁFICO disse...

Paula!
que incrível...nos encontramos ontem no café e hoje te encontro super por acaso aqui...que coisa!
Tô inédita!
Muito bom seu trabalho, ótima abordagem.

beijos
Cynthia