Um lugar de reflexões, ficções, fixações, pós-verdades, e um bocado de imaginação. Desde agosto de 2008 como caderno de notas do doutorado, e depois disso passou a contar minha história vivida, este espaço guarda meus recuerdos pois não me desfaço das pessoas, nem de nossas histórias, seguimos caminhos distintos, mas a vida deixa rastros... Seguirei escrevendo novas histórias. Com liberdade e muito amor que é o que importa. Bem vindos!
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
Universidade 100% Brasil
Iniciei finalmente as gravações das minhas entrevistas e tive a grata surpresa de conhecer Carlos, empreendedor, comerciante e piloto de rally, dono do 100% Brasil, um dos mais badalados points bregueiros do Recife. Pessoa extremamente simpática e impressionantemente inteligente.
Começamos falando do início da trajetória da casa de show que há 30 anos era um restaurante chinês "China Brasil", com apenas um caixa de som no teto e um ano após ser comprada se transformou no maior reduto da música popular (alguns vão querer me matar, porque Nem Caetano, nem Gil, muito menos Vanessa, Zeca nem Chico César passaram nesse palco)mas voltando ao popular, popular por alcance, popular por origem, popular de fato! Hoje a casa tem 10 toneladas de equipamentos de som, um palco de 50m² disputado a tapa por quem está começando no gênero, mas não é pra qualquer um não, tem que ter um certo nível pra subir no palco do 100% Brasil, em respeito ao público a banda tem que ter qualidade.
Nesses últimos 10 anos se testemunhou o sucesso de mais de mil bandas e o fim de muitas outras, muitas delas surgem e desaparecem antes de completar um ano. "_ Os 15 minutos delas, são realmente 15 minutos! Raramente uma banda dura mais de seis meses." Segundo o próprio Carlos isso se atribui ao tamanho do ego e falta de estrutura para lidar com a "fama repentina", quando uma banda explode nas paradas logo se sente muito importante deixa de atender telefones, aparecem empresários e produtores que se atravessam nas negociações, cobram preços exorbitantes, esquecem que no início quando precisam a gente ajuda, abre a casa, mas logo perdem a humildade e a origem, se negando a ter contato com o público esquecendo que é o público que compra seu disco e paga o ingresso do seu show. Não adianta que hoje você toca pro rico, amanhã o rico troca você por outro e você fatalmente vai ter que voltar a tocar para o público que você esnobou e se negou a dar autógrafos, a fazer fotos...
Hoje na sua casa tem show de Brega todas as quintas, com 04 bandas por noite, média de público varia entre 1000 e 1200 pessoas, mas já chegou a botar 2000, elas pagam R$8,00 de ingresso e consomem percapita R$100,00 em bebida/comida. É o maior vendedor de cerveja Nova Schin no Brasil, seu recorde é de 250 grades de cerveja numa noite. Paga (a vista) em média R$ 1000,00 pelo show, oferecendo todos os recursos de luz, som e publicidade, anuncia semanalmente em rádio, lambe-lambe e carros de som e trio elétrico. Quem nunca ouviu: " É HOJE... NO 100% BRASIL" Gasta mensalmente R$ 12mil em publicidade, hoje gasta muito mais que na época que tinha mídia gratuita na Tv nos extintos programas de Brega.
Acredita que o Brega caiu muito no mercado e nas tvs depois do envolvimento de um apresentador (que por razões jurídicas não comvém dizer seu nome)com abusos sexuais e corrupção de menores. Que para ele era a pessoa que movimentava o mercado com seus shows e caravanas, onde levava as bandas para fazer shows quase grátis, segundo ele "Em troca da galinha" que significa apenas uma ajuda de custo.Com a queda do apresentador caiu junto o Brega, pois era naquele programa e nos outros do mesmo gênero que as pessoas tomavam conhecimento das músicas, das bandas e dos shows. Mesmo assim o Brega ainda é mais importante que o pagode, o forró. Algumas bandas até se acabaram por isso.
Ali trabalham 50 pessoas nos shows das quintas-feira, mas o mercado que movimenta é muito maior pois do lado de fora, na rua, o shopping formado pelos ambulantes gera muitos outros empregos indiretos, talvez não se possa considerar empregos, mas é geração de renda e sustento de muitas famílias.
Para ele o que determina o sucesso e o fracasso de uma banda é a falta de profissionalização, falta de orientação para o mercado, músico já tem fama de irresponsável, "_Mas esse pessoal de banda é muito desorganizado, tem dificuldades financeiras, são muito pobres,mora em morro, tem dificuldades para comer, para se vestir, se vestem mal, poucas bandas tem um "fardamento legal", um gardarroupa legal. Isso dificulta muito a situação das bandas se manterem no topo".
Nas próximas semanas estará promovendo as festas dos melhores do ano, e o natal sem fome, as quais farei a cobertura e os deixarei informados. Quem será o melhor do Brega este ano??? Façam suas apostas...
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3 comentários:
Hola!!!!!!!!!
¿Qué tal Brasil?
Yo estoy en México. Igual con sol, cervezas y mucho amor de la gente.
:D
guapa por que no vienes a ver con tus propios ojos???
olá, paula!
gostei bastante do seu tema de pesquisa. Me interessa mto. Qdo vc pretende finalizar o seu doutorado? gostaria de ler sua pesquisa. Teria como?
Aguardo contato por e-mail: carolcsg@hotmail.com.
Um abraço,
Carol
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